terça-feira, 2 de setembro de 2008

Esperanto...Lingua Universal


O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica.
Sem pertencer a nenhum povo, sem carregar quaisquer vertentes de pensamentos políticos, religiosos ou raciais, sem representar interesses de potências econômicas ou militares, o ESPERANTO, língua universal criada por L.L. Zamenhof, é a garantia da defesa de todas as culturas do mundo e a porta de acesso ao grande oceano dessas culturas, onde todos podem navegar confortavelmente.
O ESPERANTO, lógico e simples, é o instrumento criado para resolver definitivamente o problema da comunicação entre pessoas de línguas diferentes. Essa salutar simbiose está possibilitando o rápido crescimento de uma nova comunidade mundial, facilitando o contato direto entre pessoas de qualquer latitude ou longitude, que usam uma língua comum.
Seus participantes têm uma consciência universalista e superaram preconceitos em todos os departamentos das atividades humanas. Eles constróem um mundo cujas relações entre os povos baseiam-se na solidariedade e no entendimento. Eles já vivem numa sociedade do futuro, onde as barreiras lingüísticas foram superadas com a adoção de uma língua internacional neutra e muito mais fácil de se aprender - o ESPERANTO.

Nenhum comentário: