sábado, 12 de março de 2011

Há duas expressões que utilizamos para falar da nossa "alma gêmea". São expressões comuns mas ninguém se preocupa em saber o significado de cada uma.

Vamos pensar um pouco sobre qual das duas é a "mais certa" e, assim, usarmos a melhor expressão.

Metade da laranja


Já dizia o matemático, o professor de português e o comediante: se é metade [...], é igual". Então, vamos pegar uma laranja (pode ser qualquer uma, inclusive imaginária) e vamos cortá-la ao meio.
Veja, as duas partes são iguais, com pequenas diferenças mas iguais. 
Agora que está com a metade da laranja, junte novamente as duas partes e coloque em cima da mesa e veja quanto tempo "as metades da laranja" ficarão juntas. Deu para ver que é bom pouco... mas tente de novo, junte, aperte bem e recoloque na mesa... é, talvez ficou um pouquinho mais, mas no fim não deu certo: cada um para o seu lado. 

Pessoas iguais (na personalidade, gostos, sexo, etc.) não tem relacionamentos tão duradouros. São metades da laranja, mas não servem para serem unidas eternamentes em um relacionamento sério. É, fica na amizade mesmo.

Tampa da panela

Temos panelas de todos os tipos. Cada panela tem sua tampa. Fato! Veja como é a tampa e a panela (também pode ser uma panela/tampa imaginária).
A tampa, é semelhante à panela. ALgumas são da mesma cor, outras não. Mas são da mesma marca. Contém alguns traços semelhantes, mas NUNCA são idênticas! A tampa é sempre menor que a panela, e as duas se encaixam certinho. Quando tenta colocar alguma outra tampa (que não seja a da panela mesmo)... dá para disfarçar: fica meio larga, não cabe... dá para improvisar. Mas não é a mesma coisa que a tampa certa. 

Tal somos nós (minha "alma gêmea"). Temos algumas semelhanças (algum gosto, algum traço de personalidade...) mas não somos iguais, idênticos. Há uma grande chance dessa amizade evoluir para um namoro e, futuramente, um casamento.

Notas finais: Comparo as mulheres com as panelas e os homens as tampas.

Vamos ver o porque:

Panela: é na panela que preparamos a comida (ou será que tem algum ser estranho que faz na tampa?), aquilo que é de essencial para nossa existência (comida) é preparado na panela. Assim como aquilo que é essencial para nossa existência (nascer) vem da barriga da mulher. 

Tampa: a tampa serve pra que? Para proteger a panela, para que nada caia dentro e estrague o alimento. É de fundamental importância! É isso que o homem faz: protege e ampara a mulher e, quando ela está grávida, a criança em seu ventre. 

Pois é... deu para perceber qual das duas frases é a melhor.

Mas, se você não tem metade da laranja (é uma laranja completa ^^) e não encontrou sua tampa (ou sua panela)... talvez isso signifique que você possa ser uma frigideira.


Nenhum comentário: